Projetos

PROJETO TALENTO

O projeto Talento visa um desenvolvimento técnico-artístico, de alunos com excelentes qualidades físicas e artísticas, para o ballet clássico, selecionados do corpo discente da escola. O processo de aprendizagem será acelerado para prepará-los mais cedo,para concursos e festivais, bem como a carreira de bailarino profissional.


DANÇA MASCULINA

Projeto de grande repercussão pública em arte e educação, criado no ano de 1997 pela Escola de Dança Teatro Guaíra, com o objetivo de incentivar a prática de dança no gênero masculino e preencher uma lacuna na formação profissional do homem na dança. Retorna a partir de 2015 focado no público infanto juvenil (faixa etária de 8 a 12 anos)


IMPROVISANDO EU CRIO


“Improvisando Eu Crio" é um projeto que vem sendo realizado desde 1995. No início cada turma desenvolvia seu próprio tema, com a orientação dos professores de improvisação e as apresentações aconteciam em lugares públicos abertos, como Parque Barigui, Largo da Ordem, Bosque João Paulo II, entre outros. Em um segundo momento passamos a trabalhar com um tema único para todas as turmas, desenvolvido a partir dos conteúdos propostos para cada nível.
Nestes últimos anos os temas trabalhados foram vinculados aos espetáculos curriculares da escola e, desta forma, o projeto “Improvisando Eu Crio" parte deste mesmo tema para ajudar a preparar artisticamente os alunos para a nova montagem.
Baseado em pesquisa de movimento realizada pelos alunos e sob orientação dos professores de Dança/Corpo e Movimento, Estudos do Movimento, Estudos Experimentais Criativos e Dança Contemporânea, o projeto “Improvisando Eu Crio" não caracteriza um espetáculo, e sim a apresentação pública dos trabalhos desenvolvidos em sala de aula. Os alunos pesquisam os temas como um todo; sua história, suas raízes, culturas, costumes e curiosidades, criando assim, trabalhos ricos em pesquisa e utilizando as técnicas de dança clássica, contemporânea e teatral como base de investigação.


PROJETO DE INTERPRETAÇÃO CÊNICA

Em 1991, quando se iniciou o projeto de disciplina de Interpretação Cênica na grade curricular da Escola de Dança do Teatro Guaíra, foi possível proporcionar a descoberta de novas linguagens para a arte do palco, desenvolver bailarinos em sua expressão, possibilitar a eles uma nova oportunidade de atuação profissional, aprimorar sua performance em dança e, principalmente, estimular sua experiência artística e consciência maior na comunicação verbal. Como todo trabalho, ao longo dos anos, novas idéias se construíram, entendimentos e conceitos do Teatro aplicado à Dança se ampliaram, tornando possível o engrandecimento desta área, na formação de nossos alunos bailarinos. Pode-se observar a importância desta aplicação didática, a ampliação deste projeto pedagógico e a união destas linguagens cênicas. Desde 2001, os alunos da EDTG apresentam provas públicas de teatro, com diversas formas de atuação (dramas, comédias, teatro para crianças, etc), assistem espetáculos teatrais em muitas oportunidades, recebem orientação de muitos profissionais do ramo, inclusive renomados artistas do Estado e do País, estudam obras clássicas e são incentivados à autorias. Um grande exercício de descoberta artística, incentivada pela paixão de todos que participam deste processo e reconhecem a importância da arte na formação do ser.


PROJETO SÓCIO CULTURAL PARA ESCOLAS DE ENSINO REGULAR

A Escola de Dança Teatro Guaíra abre a oportunidade , gratuitamente, para que as Instituições de Ensino possam oferecer aos seus alunos um momento de alimentação cultural, contato com a dança , preparando-os e oferecendo o desenvolvimento da sensibilidade artística. Essas apresentações fazem parte do projeto didático que todos os anos proporcionamos, para que as escolas possam utilizar em suas propostas de ensino como ferramenta para ilustração e condução de conteúdos.
Os espetáculos acontecem nos auditórios do Teatro Guaíra, com duração aproximada de 1h e 30m.


ESPETÁCULO CURRICULAR DA EDTG

A Escola entende que o crescimento de um país está diretamente ligado à cultura do seu povo, envolve uma melhoria de qualidade de vida e que a arte da dança sensibiliza pessoas levando o homem a condição suprema da arte.
Pensando assim é que a escola assumiu o compromisso de ofertar um ensino da dança de alta qualidade, assim como, de promover espetáculos onde o público em geral e familiares tenham a oportunidade de vivenciar e refletir o trabalho realizado com os alunos. Desta forma a qualidade técnica e artística do espetáculo é compromisso ligado aos objetivos didáticos da escola.
Acreditamos que os espetáculos complementam a formação proposta, e são um caminho de divulgação da dança, permitindo ao aluno bailarino maior experiência de palco.
As apresentações serão definidas pela escola de acordo as datas disponibilizadas pela Direção do Teatro Guaíra. Os ensaios estarão previstos para os meses que antecedem as apresentações e podem ser fora do horário normal das aulas, nos finais de semana e feriados, respeitando-se o turno de estudo regular dos alunos fora da mesma.
Figurinos e adereços de personagem serão custeados pelos próprios alunos e de acordo com orientação da EDTG. Criação, execução, coordenação e direção do projeto artístico, criação e confecção de cenário, criação execução de iluminação, design gráfico, criação coreográfica e ensaiadores, equipe técnica, administrativa e de produção serão custeados pelo Teatro Guaíra e ou por patrocinadores.
Recomendar esta página via e-mail:
  • Sistema de Gestão do Ensino Superior
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • Teatro Guaira
  • Denuncie Corrupção