Corpo Docente

Foto Sylvia

Sylvia Andrzejewski Massuchin

Natural de Curitiba/Paraná. Pós graduada em Inovação em Projetos Especiais pela PUC/PR, licenciada em Pedagogia pela Universidade Tuiuti do Paraná. Formada em dança pela Escola do Teatro Guaíra, ingressou como bailarina profissional no Balé Guaíra em 1977. Professora da Escola do Teatro Guaíra desde 1985 onde atua como docente de Técnica Clássica. Possui diversos cursos de especialização e reciclagem na área da Dança. É ensaiadora, foi assistente de direção em espetáculos e diretora do espetáculo “O Segredo da Floresta” da EDTG. Supervisora Técnica Pedagógica desde 1995, vem trabalhando no aprimoramento das questões pedagógicas da escola, como a elaboração da primeira Proposta Pedagógica da EDTG e consequentes Planos de Curso e renovações. Atualmente responde pela Chefia do Departamento de Formação, Reciclagem e Aperfeiçoamento e Coordenação da EDTG.



Sabrina Ortolan

Formada em Dança pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR e especialista em Consciência Corporal – Dança pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP), onde atua como professora no curso superior de Dança desde 1988. Desenvolve sua carreira em Curitiba na área artística, como professora, coreógrafa e produtora. É professora da Escola de Dança do Teatro Guaíra desde 1988, tendo assessorado sua coordenação e desenvolvido projetos ligados à comunidade. Dirigiu ainda os grupos amadores da Escola do Teatro Guaíra, nos âmbitos juvenil e projeto pré-profissional. Foi chefe de departamento do curso superior de Dança da FAP, instituição na qual também integrou a Comissão Permanente de Vestibular. Morou por um ano nos Estados Unidos, em Portland, onde teve a oportunidade de conhecer profundamente o trabalho da School of Oregon Ballet Theatre. Também fez diversos cursos em Nova Iorque com renomados professores. Trabalhou com a Cia. Profissional de Dança do Estado do Paraná Guaíra 2 como coordenadora


Débora de LaraDébora de Lara

É pós-graduada em Artes-Dança(1995), com aperfeiçoamento em Consciência Corporal–Dança(1999) pela Faculdade de Artes do Paraná-FAP. Psicóloga graduada pela Universidade Federal do Paraná(1987) e bailarina formada pelo Curso de Dança Clássica da Fundação Teatro Guaíra(1985), com registro profissional desde 1984.
É professora da Escola de Dança do Teatro Guaíra (EDTG) desde 1987 e do Curso de Dança da FAP (atual Unespar) desde 1986. Em 1996 assumiu, também, a função de atendimento psicológico junto à EDTG e em 2012 a Supervisão Pedagógica.
Na FAP coordenou três cursos de Pós-graduação “Latu Sensu”em Dança, o Curso de Graduação em Dança e também foi Chefe do Departamento de Dança desta instituição.
Foi Diretora Artística do Grupo de Dança da PUC/Teatro Guaíra onde também atuou enquanto bailarina e foi assistente e bailarina junto ao Projeto Pré-Profissional da Fundação Teatro Guaíra.
Em 2004 concebeu e dirigiu o espetáculo “Alice no Brasil das Maravilhas”, refletindo sobre cidadania, em 2007 dirigiu o espetáculo comemorativo aos 50 anos da EDTG “Fatos e Fotos”e em 2012 o espetáculo “Xeque Mate”, todos para EDTG. Realizou diversos trabalhos coreográficos.


GeorgeGeorge Sada

Graduado em Psicologia, pela Universidade Federal do Paraná e em Artes Cênicas pela Pontifícia Universidade Católica – Pr (PUC) e pós-graduado em Arte Educação/Artes Cênicas, pela Faculdade de Artes do Paraná.Ator e diretor teatral, empresário, professor de teatro, professor de expressão corporal, roteirista cinematográfico, escritor teatral, maquilador de espetáculos, apresentador de eventos, diretor de produção, preparador de estilos, cenógrafo, figurinista, sonoplasta. Professor de interpretação teatral da Escola de Dança Teatro Guaíra desde 1991, professor de atuação cênica e diretor – fundador da Cena Hum Academia de Artes Cênicas, desde 1995, trabalha em treinamentos na área de comunicação em público desde 1992 com profissionais da voz (empresários, jornalistas, políticos, palestrantes e apresentadores de TV).
Em 2010 tornou-se professor de interpretação teatral da École Rudra Béjart (da Companhia Maurice Béjart) de Lausanne, Suiça, com atuação em Master Class para artistas, por dois anos.Em 2013, em parceria com a empresa La Riva, ministrou cursos e palestras sobre comunicação e expressão na Cidade do México – México à grupos de artistas e empresários , responsáveis por RH e profissionais de gerenciamento.Premiado com Troféu gralha Azul nas categorias de Caracterização e Maquiagem, Direção de Espetáculos e Produção Executiva.Em 2002 recebe o Troféu Talento do Paraná, como destaque dos trabalhos em Artes Cênicas.


GyllianGylian Dib

Bacharel e Licenciada em dança e mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Foi professora da Escola de Dança Teatro Guaíra de 1991 a 1997. Exerceu as funções de ensaiadora e assistente de direção do Balé Teatro Guaíra entre 1997 e 2012, quando retornou à equipe da EDTG. É certificada nos métodos Pilates e Gyrotonic, pelo Physicalmind Institute® de Nova York/ DeMarkondes Pilates® e pelo Gyrotonic Expansion System®, respectivamente. Atua como instrutora de ambos os métodos no Núcleo do Corpo. Trainer no método Pilates pelo DeMarkondes Pilates® Centro de Formação de Instrutores.



JocyJocy Beckert Fe
iló

Com formação acadêmica pelo Curso Superior de Licenciatura em Música pela EMBAP e pós-graduada pelo Curso de Pós-graduação “Lato Sensu” em Especialização em Educação Fundamentada na Arte pela Universidade Tuiuti do Paraná, ingressou no Serviço Público em 1976 como bailarina na Fundação Teatro Guaíra e em 1979 passou a ser professora da Técnica de Clássico na Escola de Dança Teatro Guaíra (EDTG). Em 2002 foi responsável pela Unificação da Técnica Clássica do Curso de Formação da Escola da EDTG. Em 2003 e 2004 foi Supervisora Técnica do Centro Estadual de Educação Profissional de Dança Teatro Guaíra. Entre 2004 e 2010 foi Coordenadora da EDTG e Chefe do Departamento de Formação e Reciclagem. Atualmente é professora de dança clássica no curso de Formação de bailarinos, docente de Música do Curso Técnico Profissional e Unificadora da Técnica de Clássico do curso de Formação na EDTG.



LLlianilian Gheur

Estudou com Marlene Tourinho de Britez, Dora de Paula Soares, Hugo Delavalle, Ilara Lopes, Carlos Trincheiras, Isabel Santa Rosa, Jair Moraes, Marta Nejm; fez cursos com Eric Valdo, Aldo Lotufo, Tatiana Leskova, Flávio Sampaio, Tíndaro Silvano e no Centre de Danse Internacional “Rossella Higtower” em Cannes (França); bailarina do Ballet Teatro Guaíra desde 1983; é professora da Escola de Dança do Centro Cultural Teatro Guaíra desde 2000; bacharel em Turismo (Universidade Federal do Paraná); especialista em Dança: “Corpo Contemporâneo” (Faculdade de Artes do Paraná).


LucileneLucilene Almeida

Mestre em Performance Artística–Dança pela Faculdade de Motricidade Humana-UTL- Portugal, onde recebeu o Prêmio de Melhor Aluna de todos os Mestrados (2008-2010). Especialista em Educação Fundamentada na Arte pela UTP, Ciências Econômicas pela Fundação Getúlio Vargas-RJ, MBA, em Business Administration pelo IBEMEC-SP. Formou-se em dança pelo Curso de Danças Clássicas do Teatro Guaíra, Licenciatura e Bacharelado em Dança (PUCPR-FTG), onde recebeu o Prêmio Marcelino Champagnat de melhor aluna do Curso Superior de Dança. Atualmente é acadêmica do Curso de Fisioterapia, FAPAR-PR. Dançou na Companhia Val Folly e Companheiros, Curitiba-PR, e nos coletivos UAIC (União de Artístas Independentes Contemporâneos), Curitiba-PR e no 4º. Coletivo, Lisboa-PT.


PatriciaPatricia Otto

Formada em dança pela Escola de Dança do Teatro Guaíra e pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná, especialização em Consciência Corporal – Dança pela Faculdade de Artes do Paraná, Registro Profissional na habilitação de Artista nas funções de Bailarina, Coreógrafa, Maître de Ballet e Ensaiadora de Dança, certificado em Pilates Matwork Exercises pelo Physicalmind Institute e aulas de aperfeiçoamento em dança clássica nos Estados Unidos e França. Desde 1993 é professora e coreógrafa da Escola de Dança do Teatro Guaíra e atualmente é também Supervisora Artística da EDTG e Diretora da Cia. Jovem Teatro Guaíra - Grupo Sênior. Além da adaptação do balé “A Bela Adormecida” e da montagem de “Branca de Neve” para a EDTG, criou mais de 80 trabalhos, alguns apresentados em New York e na Suiça, recebendo diversos prêmios, destacando-se o “Troféu de Revelação Coreográfica no XV Festival de Dança de Joinville”.


PriscilaPriscila Codagnone Ferreira


Formada no Curso de Danças Clássicas da Fundação Teatro Guaíra (atualmente Centro Cultural Teatro Guaíra) – 1972 à 1981 / Curso de Bacharel em Administração – Fundação de Estudos Sociais do Paraná – FESP – 1986 / Pós-Graduação “Latu Sensu” – Especialização em Consciência Corporal – Dança, pela Faculdade de Artes do Paraná – FAP – 1999. Professora de Balé Clássico na Escola de Dança Teatro Guaíra (EDTG) desde 1983 até hoje / Anualmente trabalha como ensaiadora de diversas obras e também como coreógrafa / Assistente da Coordenação da Escola de Dança Teatro Guaíra – EDTG de 1998 à 2000 / Coordenadora de Escola de Dança Teatro Guaíra – EDTG de dezembro de 2000 à março de 2003.






Recomendar esta página via e-mail:
  • Sistema de Gestão do Ensino Superior
  • Galeria de Fotos
  • Vídeos
  • processo
  • inscrição
  • inscrição
  • Teatro Guaira
  • Denuncie Corrupção